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Haras Larissa recebe o 1º evento oficial de Atrelagem no país

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A estreia da modalidade Atrelagem no Brasil já tem data marcada: 23 de outubro, no bem-estruturado Haras Larissa, em Monte Mór, no interior paulista.O evento está aberto a todas as raças.

Histórico da modalidade

Antecessora do automóvel e meio de transporte por excelência até início do século XX, a Atrelagem animal surgiu há cerca de 4 mil anos a.C. no rastro da invenção da roda. Os romanos, ainda antes da Era Cristã, já faziam uso de carruagens puxadas por até quatro cavalos.

 

Apresentação de Atrelagem com quatro lusitanos no Clube Hípico de Santo Amaro

A partir da Idade Média, com o declínio do Império Romano, estes veículos quase desapareceram. No entanto, o resgate do transporte atrelado ceio nos séculos XIII e XIV, atingindo seu apogeu no século XV, quando a estrutura dos carros era bastante parecida com a atrelagem utilizada na Antiguidade, no entanto, acrescidos, agora, de adereços e ornamentos.

Nobres, aristocratas e a realeza européia se renderam a Atrelagem, transformando-a não só em um meio de transporte ou motivo de status, mas, também em disputa com a instituição do trote atrelado, ou seja, as provas de Atrelagem. Nascia, ali, a “Era das Carruagens”.

 

Belos animais da raça Clydesdale frente à carruagem com Claudio Borja, pioneiro na modalidade no país, na condução

Na trilha da evolução, o automóvel surgiu no rastro da Atrelagem, e quem apostava na aposentadoria dos veículos movidos a cavalo se enganou. Transformada em esporte eqüestre, a Atrelagem passou a ser cultiva por quem preserva a elegância e o charme de um tempo que não volta mais.

A competição

Os movimentos sincronizados e ritmados – sempre no andamento trotado – a elegância dos trajes e dos carros, a beleza plástica dos animais e a destreza dos condutores fazem da Atrelagem uma paixão preservada no mundo inteiro e transformada em competição.

Em concursos de Atrelagem são realizadas provas diferenciadas, entre elas o Concurso Completo composto por provas de Adestramento, Maratona e Maneabilidade, além de provas de “Condução e Elegância” e “Precisão”.

 

 

Boyd Exell, da Austrália, medalha de ouro individual nos Jogos Equestres Mundiais 2010; foto: FEI / Rinaldo de Craen

Na prova de “Condução e Elegância” os juízes observam a apresentação geral do competidor, condutor, passageiro, parada e o recuo. Já a prova de “Precisão”, realizada num percurso com obstáculos, são observados tempo e penalizações.

 

Parelha de cavalos da raça Bretão em apresentação de atrelagem no Clube Hípico de Santo Amaro

Contabilizando mais de 40 “carros” e dezenas de animais próprios e de terceiros de raças como Bretão, Percheron, Clydesdale, Haflinger, Hackney e Puro Sangue Lusitano, o Larissa promoveu em outubro de 2009 uma inédita apresentação no Brasil de Atrelagem com participação de animais destas raças formando quadras e parelhas, engatados a carruagens antigas e com condutores em trajes típicos.

1º evento oficial

A prova no Haras Larissa será de maneabilidade e a primeira prova oficial com chancela da Confederação Brasileira de Hipismo, organizada pela Associação Brasileira de Atrelagem – ABRAT e pelos membros da Associação Portuguesa de Atrelagem a APA.

A disputa segue as normas da Federação Equestres Internacional (FEI)com cones, numeração e percurso oficiais.

 

Carol Borja com Jasim em apresentação de Atrelagam no Haras Larissa

“Contamos com vocês para virem participar deste grande encontro, de várias raças, vários tipos de veículos e arreios”, enfatizam Carolina Borja,presidente da ABRAT e diretora de atrelagem da CBH, e Susana Cintra, responsável pelo departamento técnico da ABRAT.

“Venham para se divertir , competir , aprender ou simplesmente assistir. Estaremos à disposição para ajudar antes e durante a prova, esclarecer as regras e fazermos deste evento o ponto de partida para realizarmos um campeonato em 2011”, destacam as dirigentes e entusiastas da modalidadade.

Seguem abaixo o programa com trajeto do percurso que está fora de escala e a ficha de inscrição. A metragem e tempo concedido serão dados antes do inicio do reconhecimento em pista, e o percurso poderá ser levemente alterado mediante decisão do Presidente do Júri.

Consulte o programa (formato pdf)
Ficha de inscrição (formato word)

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