RSS Feed

Ensinando Iniciantes e Jovens Alunos

Posted on

Existem certos cuidados que devem ser tomados quando o aluno (ou grupo) a ser ensinado for iniciante ou muito jovem. É aconselhável utilizar nas primeiras aulas uma rédea fixa. Isto manterá o animal mais controlado e evita que ele abaixe a cabeça, tirando as rédeas da mão do cavaleiro. A rédea fixa neste caso pode ser ajustada de duas formas:

1. Passe a rédea pelo “D” (argola frontal) da sela, estique e passe-a pela parte de trás da focinheira e volte para o “D” do outro lado da sela.

2. Utilizando duas rédeas, passe a primeira pelo “D” (argola frontal) da sela até a argola da embocadura. Faça o mesmo do outro lado.

O cavalo deve poder usar o movimento de sua cabeça e pescoço. Portanto ajuste a rédea para que o focinho da cavalo possa alcançar até aproximadamente 45cm acima do solo.

Equipamento extra a ser utilizado:
Verifique se os loros (tira de couro que segura os estribos) passam por uma argola fixa na sela ou se possuem fechos seguros. Os fechos seguros possuem uma trava que se abre em caso de emergência e soltam o loro. Caso a sela não posua fechos seguros, utilize um estribo de segurança. O estribo de segurança possui uma borracha que se solta em caso de queda do aluno.
Rédeas: estas devem ser finas em caso dos alunos serem jovens e possuírem mãos pequenas. Isto facilitará o comando de mãos do aluno.

Algumas considerações especiais para conduzir o grupo:
Lembre-se que alunos jovens e inexperientes não devem se amedrontar, são incapazes de se concentrar por longos períodos e devem se divertir aprendendo através de brincadeiras. A SEGURANÇA é primordial.
O instrutor deve estar desmontado.
Uma área cercada é essencial. Verifique se o portão (ou cerca) está fechado.
O picadeiro deve ter um tamanho aproximado de 25 x 25 metros ou adaptável ao tamanho do grupo e ao tamanho de seus animais (cavalos ou pôneis).
Dependendo do nível de aprendizado do aluno ou seu grau de medo pode ser necessário colocar seu animal em uma guia curta com um assistente competente puxando o animal.
Use marcas seguras no solo (ex: cones) que direcionam o animal para perto da cerca, evitando assim que o cavalo “corte” caminho.
O objetivo é ajudar cada aluno a se sentir confiante, feliz e à vontade em cima de seu cavalo.
Faça com que o período de trabalho mais monótono seja curto, corrija as posturas, corrigindo a altura dos estribos se necessário.
Alguns alunos sentem-se mais seguros com os estribos mais curtos. permita, porém não deixe que se sentem apoiando seu peso na parte de trás da sela.
Para aqueles que possuem dificuldade em segurar as rédeas no comprimento adequado as vezes podem ser ajudados com marcas feitas por elásticos nos lugares onde devem manter as mãos.
A lição do dia deve ser simples e de fácil memorização.
Use brincadeiras e jogos para deixar os alunos mais descontraídos e para ganhar confiança. As brincadeiras (se possível) devem incluir a lição do dia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: