RSS Feed

Andaduras do cavalo

Posted on

Já vai a Passo?
18/02/2010
Bom, se já pôs a passo, então aproveito para lhe dizer que o cavalo tem só três andamentos: o passo, o trote e o galope. Não há meios-termos nem aproximações; qualquer alternativa é um logro.

O passo cumpre-se em 4 tempos, o trote em 2 e o galope em 3 mas isso são coisas que já lhe ensinaram ou que Você já observou e não me vou quedar agora com mais explicações. Todos os andamentos devem ser decididos e nunca titubeantes. Você sabe o que quer e para onde vai, não tem que hesitar.

Mas sabe mesmo para onde vai ou é o cavalo que sabe para onde Você quer ir? Quero acreditar que o cavalo não recebeu nenhuma procuração para decidir para onde Você há-de ir. Então o melhor é ser Você a dar as ordens.

Quer ir em frente? Então mantenha-se direito no selim, com as suas mãos e pernas em posição simétrica. Ponha a cabeça do cavalo a seguir no sentido que Você pretende e o corpo há-de seguir a cabeça … esperemos.

Mas alguma coisa impede a linha recta e há que fazer uma curva. Por exemplo para a direita. Sim, bem sei que lhe disseram para abrir a rédea direita. Esqueça! Não faça isso, a menos que esteja a montar um poldro em início de desbaste. A solução é quase contrária ao que lhe ensinaram antes. Contraia os dedos da mão direita, encoste a rédea direita contra o pescoço do cavalo e faça cócegas com a barriga da sua perna direita no flanco do cavalo, no sentido de trás para a frente. A rédea esquerda encostada docilmente ao pescoço do cavalo, junto ao garrote. Desse modo Você encurvou o cavalo à direita e pô-lo em condições naturais de percorrer um arco de círculo para a direita.

Agora mantenha a cabeça do cavalo no percurso que Você pretende e a curva para a direita faz-se com naturalidade, sem mãos extravagantes e, portanto, sem perda de impulsão.

Vice-versa para a esquerda et ceteris paribus nos demais andamentos.

Mas veja os automobilistas que descaem nas curvas para o lado de dentro. Se Você não tomar cuidado, o cavalo tenderá a descair para dentro da curva, debruçando-se sobre essa espádua e não dando muito tempo para começar a sentir dores por excesso de peso nessa mão. Daí, não tardará que Você sinta o seu cavalo a mancar, chame o Veterinário e se zangue com ele que nunca mais lhe tira a manqueira do cavalo. E como não encontra solução para o problema, decide desfazer-se do cavalo, eventualmente mandando-o para o talho …

E afinal a solução era muito simples: bastava não deixar o cavalo descair para dentro nas curvas, à moda dos maus automobilistas. Não se zangue com o Veterinário, deseje-lhe um bom fim-de-semana e desta vez prescinda dos serviços dele.

Faça as curvas assim: depois de ter o cavalo devidamente encurvado como acima referi, pese ligeiramente na sua nádega do lado contrário ao da curva e, com a ponta da chibata, toque ao de leve na garupa do lado da curva de modo a que o cavalo tenda a atirar o peso para fora da curva. Não queira andar em mais do que uma pista pois isso são outros exercícios. Estamos a tratar de uma só pista em que os pés do cavalo pisam o mesmo percurso das mãos. Apenas se verifica uma ligeira tendência para seguir a força centrífuga (que nestas velocidades é apenas teórica), contrariando a centrípeta que é bem real.

O ‘Le Ponti’, montado por Patrícia Lima e Sousa, curva à direita em conformidade com todas as regras e já sem vestígios da manqueira da direita de que padecia anteriormente

RESUMO:
Para curvar à direita,
• Encurve o cavalo contraindo os dedos da mão direita
• Encoste a rédea direita contra o pescoço do cavalo
• A rédea esquerda docilmente encostada ao pescoço, junto ao garrote
• Faça cócegas de trás para a frente com a barriga da sua perna direita no flanco do cavalo
• Pese ligeiramente na sua nádega esquerda
• Toque com a ponta da chibata ao de leve na garupa do lado direito

Autor
Henrique Salles da Fonseca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: